sábado, 6 de março de 2010

O DESPERTAR DA AMBIÇÃO





Uma das fontes de posts deste blog será meus trabalhos acadêmicos editados. Este em especial foi o primeiro trabalho proposto do primeiro curso de Administração no primeiro ano do IFET em Muriaé, então já é um pioneiro por si só ;)

Consiste em uma resenha da reportagem da ISTOÉ abaixo:
Reportagem "O DESPERTAR DA AMBIÇÃO"

Reportagem muito interessante que expõe uma analise do significado da ambição sobre uma ótica diferente da habitual. Vale a pena dar uma lida.

O trabalho foi feito por: Bráulio Vieira e Mariana Castro

Resumo


O conceito da palavra ambição ficou vulgarmente associado à ganância, falta de escrúpulos e ética e agora vêm sendo visto de uma forma diferente pela sociedade, a qual evolutivamente compreende melhor seu significado, “escolher para chegar a um objetivo”, e dessa forma começa a perceber o lado positivo de se ser ambicioso. Segundo a pesquisa realizada pelo Isma-Br pessoas que são determinadas, possuem objetivos definidos, se planejam, traçam metas e são autoconfiantes consideram-se ambiciosas.

A presença da característica ambiciosa no ser humano despertou a curiosidade dos cientistas que questionam se ela tem explicação biológica, difere-se pelo gênero, se é um sentimento ou ainda, origina-se da educação recebida. Há dúvidas também de quanto de ambição cada um possui e só se pode afirmar que quem fica na zona de conforto, pessoas que não possuem objetivos e metas na vida, não tem controle da sua própria vida e acabam ficando incomodados com os vencedores.

Acredita-se que para despertar a ambição é necessário possuir metas e autoconhecimento, além de utilizar esses conceitos também na vida pessoal, não somente ser ambicioso na vida profissional, investindo-se no lado pessoal garante-se a felicidade. O certo é que se tenha um equilíbrio entre ambos e não se perca os conceitos essências pelo caminho.

O corpo é capaz de refletir a ambição, um olhar concentrado, uma postura confiante, uma pessoa observadora, criativa, flexível, realista, focada, que argumenta com educação e evita fofocas reflete bem esse adjetivo. Muitos jovens acreditam que vencer na vida é fundamental e colocam isso a frente dos pais, amigos e até mesmo do seu próprio bem estar. Sabe-se também que é na classe média que surgem os mais ambiciosos, pois são pessoas que não tem segurança econômica suficiente para se acomodarem.

Apesar do lado bom de ser ambicioso existir, a energia e a determinação gastos acabam gerando efeitos negativos no indivíduo, como doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, stress, ansiedade, que devem ser compensados coma prática de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada e momentos de lazer.

A ambição quando bem utilizada pode conduzir para o sucesso, sabendo administrar as situações, as conquistam chegam.



Pontos Positivos e suas ponderações

 Desmistificação do sentido da palavra ambição

Ao expor a transformação dos conceitos da sociedade a respeito de ambição e ganância a autora, além de promover um trabalho social no sentido de disseminar este conceito, demonstra uma evolução no pensamento dos indivíduos, o que reflete a própria profissionalização do mercado de trabalho.

 Exploração do lado positivo da ambição

Mostrando os benefícios de se ser ambicioso, o texto deixa bem claro o lado positivo a que se refere ao tratar o tema. Com essa posição fica bem clara a relação entre ser ambicioso e se obter sucesso e realizações.

 A ambição usada na vida pessoal, não somente na profissional

Quando o texto mostra o uso da ambição na vida pessoal, desmistifica também o pensamento de que ser ambicioso é uma questão exclusivamente profissional. Mostrando que, dessa forma, além de se conquistar objetivos na vida pessoal também se cria uma sintonia na realização plena do individuo.

 Fundamentação cientifica sobre as possíveis origens da característica

O uso de referências em estudos científicos embasou a argumentação do texto, acrescentando credibilidade e provando a sua relevância.

 Exposição de exemplos e relatos de pessoas bem sucedidas tidas como ambiciosas

Os exemplos apresentados permitiram que o leitor se identificasse e projetasse o tema em suas experiências reais.

 Exploração da necessidade de se transformar objetivos em metas

Foi pertinente ressaltar a necessidade de se mensurar os objetivos e tomar decisões racionais quanto as situações enfrentadas para que não houvesse confusão entre os conceitos de sonhos, objetivos e metas.

 Apresentação dos possíveis efeitos negativos de se levar uma vida ambiciosa

Ao se apresentar os possíveis efeitos negativos presentes em pessoas ambiciosas o texto alerta sobre os cuidados que devem ser tomados.

Pontos Negativos e suas ponderações

 Critica sobre as pessoas da “zona de conforto”, tidas como acomodadas e frustradas

As comparações entre ambiciosos e “não ambiciosos” exaltando o ambicioso em detrimento da imagem dos demais gera um desconforto para o leitor que se enquadra no segundo perfil e toma partido quanto ao que seria melhor para a vida de um individuo em geral.

 Identificação do ambicioso por suas características físicas

A identificação física de um ambicioso traz a tona um preconceito em relação as pessoas que apresentam as características ressaltadas. O indivíduo possuidor de ambições não necessariamente possui um olhar concentrado e postura confiante. As aparências e atitudes tomadas por essas pessoas são as mais diversas e podem trilhar caminhos diferentes para o mesmo sucesso.

 Diferenciação por gênero

Fugindo do foco, ao citar diferenças entre o gênero masculino e feminino, a autora levanta uma polêmica desnecessária a respeito e generaliza perfis muito específicos para os mesmos.

 Demasiada apologia aos benefícios de se ser ambicioso

A ambição, objetivos de vida e metas são fundamentais para se galgar e obter sucesso. Contudo, vale a ressalva de que essas características não são fatores decisórios para futuros bem sucedidos. As ilusões e decepções são intensificadas quando se frustra um ambicioso, além dos fatores sazonais incontroláveis existem ainda, outras características determinantes para um futuro promissor, de fato, se concretizar, tais como o empreendedorismo, visão, “feeling” que contribuem para a identificação e exploração das oportunidades. Outra crítica plausível está ligada a apologia aos benefícios das características provenientes da ambição que o texto faz. Características estas, que mais do que hereditárias ou evolucionistas podem de fato retratar a própria frustração dos pais em não ter alcançado seus objetivos, transferindo-os para os filhos em forma de expectativas.



Conclusão

O texto de Suzane Frutuoso aborda de forma explicita as vantagens de ser ambicioso no mundo atual. A competição, a vontade de melhorar cada vez mais, a busca da realização de objetivos e a própria idealização deles está presentes na maioria das pessoas até mesmo influenciadas pelo meio no qual vivem, que exigem profissionais de sucesso.

De fato existe uma predisposição para o sucesso em indivíduos que possuem essas características. Reflexo de um mercado exigente e competitivo e da democratização da informação e por sinal esse perfil está crescendo de forma relevante na sociedade.

A ambição permite ao indivíduo transformar objetivos em metas e assim a possibilidade de se obter sucesso aumenta significativamente. Contudo, o texto, um pouco extremista faz demasiada apologia a característica, o que pode passar a falsa imagem de que ser ambicioso por si só traz o sucesso e ainda, uma descriminação das pessoas da zona de conforto.

2 comentários:

  1. Poderia dissertar por horas sobre o assunto..kkkkkkkkk
    (aprendi com vc né)..
    Mas como o tempo nao me perimite..eu como ambiciosa que sou estou tratando minhas metas cronogramaticamente..kkkkkkk.

    Brincadeiras a parte.
    Muito interessante esse post, pois retrata um assunto comum a todos..a sobrevivencia e busca do sucesso. Querendo ou não todos buscam um sucesso, seja ele pessoal ou profissional..Essa busca e intençoes sao das mais variadas depende da cabeça de cada um. Por exemplo um terrorista, o sucesso o qual busca foge a realidade de por exemplo um Cristao. Todos temos metas..e não existe um padrão de metas. Cada um busca se completar da maneira que se sinta bem.

    A ambição é tudo isso...depende do ponto de vista de quem vê..todos tem ambiçoes..é a natureza humana. E com certeza a visão da maioria é essa que você abordou..de falta de ética, moral entre outras. É claro que para se conquistar algo sempre há perdas e ganhos..por isso parar pra pensar sobre o quao uma atitude pode repercurtir na vida de alguem para se conseguir algo.

    Não sei se foi válido meu comentário, mas pra mim, esse post me acrescentou muito.

    thanks my friend!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem my friend,

    vc realmente leu o post todo né :)

    Pois bem, sinto-me muito honrado por ter acrescentado algo a sua enciclopédia intelectual. E furtam-me as palavras em te responder quando me deparo com sua interpretação do terrorista kkk

    Mas de uma coisa eu sei,
    melhor um ateu desmotivado do que um terrorista ambicioso! hauhauhau

    [ ]'s

    ResponderExcluir